Resenha: Eu estive aqui - Gayle Forman



Autor: Gayle Forman
Editora: Arqueiro
Páginas: 228
Ano: 2015


Sinopse
Quando sua melhor amiga, Meg toma um frasco de veneno sozinha num quarto de motel, Cody fica chocada e arrasada. Ela e Meg compartilhavam tudo... Como podia não ter previsto aquilo, como não percebera nenhum sinal?
A pedido dos pais de Meg, Cody viaja a Tacoma, onde a amiga fazia faculdade, para reunir seus pertences. Lá, acaba descobrindo muitas coisas que Meg não havia lhe contado. Conhece seus colegas de quarto, o tipo de pessoa que Cody nunca teria esbarrado em sua cidadezinha no fim do mundo. E conhece Ben McCallister, o guitarrista zombeteiro que se envolveu com Meg e tem os próprios segredos.
Porém, sua maior descoberta ocorre quando recebe dos pais de Meg o notebook da melhor amiga. Vasculhando o computador, Cody dá de cara com um arquivo criptografado, impossível de abrir. Até que um colega nerd consegue desbloqueá-lo... E de repente tudo o que ela pensou que sabia sobre a morte de Meg é post em dúvida.



Cody mora em Tacoma junto com sua mãe solteira, ela terminou o colégio a algum tempo e trabalha fazendo faxina em casas para ter sua própria grana. Um dia após a morte de Meg ela recebe um e-mail de despedida da amiga. Ela havia se suicidado tomando um veneno em um quarto de hotel. Meg também escreveu a policia com o endereço do lugar onde estava e o numero do quarto, deixando programados para serem enviados 24h depois de se matar, para que eles a encontrem morta.

Bem McCallister foi um garoto com quem Meg se envolveu e Cody descobre isso ao ver e-mails da amiga para o garoto, só que havia e-mails faltando, como se tivessem sido apagados. Mas o que Cody não sabe é que o Ben não é o vilão da história. A garota vai fundo para descobrir o porquê de Meg ter se suicidado e descobre coisas terríveis. Além de enfrentar esses problemas ela lida com problemas pessoais em casa.

Você pode esperar muito suspense e romance nessa história. O final é tudo o que os personagens precisavam, Cody percebeu que apesar de tudo, Meg estava melhor assim. Ela conheceu pessoas novas e ganhou um amor. A história é baseada em uma garota chamada Suzy Gonzales que sofria de depressão e cometeu um suicídio. Ela buscou ajuda com os médicos da sua faculdade, mas acabou colocando sua confiança em um grupo de suicidas na internet que encorajavam o suicídio e o considerava um ato de bravura. 




Eu fiquei curiosa para ler um pouco mais sobre o trabalho da Gayle Forman depois de “Se eu ficar”, foi ai que encontrei “Eu estive aqui”, que em minha opinião é um bom livro, não comparado a algo como A culpa é das estrelas ou Divergente, mas ainda sim ele é. Foi uma leitura um pouco diferente porque foi o que primeiro que li sobre suicídio e depressão. E além de tudo ele é informativo, trazendo pesquisas feitas aqui no Brasil sobre o suicídio e o fato de nosso pais estar em 8º lugar como pais com maior índice de suicídios do mundo. Você sabia? Eu nem fazia ideia. Depois de ler sobre isso fiquei mais atenta a assuntos do gênero.

Caso você esteja passando por momentos ruins e não tem um adulto com quem possa dividir isso, há uma ONG chamada Centro de Valorização da Vida que tem instituições de apoio emocional e psicológico. No site deles há varias formas de contatá-los anonimamente ou não, assim você poderá contar os seu problemas  ou de alguma pessoa que você conheça para alguém que poderá te ajudar, via internet ou não. É só clicar aqui.

É importante dar voz a assuntos como este, pois pessoas que passam por isso devem ser ajudadas. Lembrem-se: Vocês não estão sozinhos. Obrigada por chegar até aqui, espero que leia o livro. (Paguei só 10 reais na Saraiva, vai lá dar uma olhadinha). Até mais.




Comentários